domingo, 21 de setembro de 2014

ORIGEM DO CARISMA



Carisma missionário

                     A Congregação das irmãs Missionárias Franciscanas de Santo Antonio foi fundada na Holanda aos 17 de fevereiro de 1913, por um padre diocesano, Geraldo Guilherme Van Schinjdel em uma pequena aldeia chamada Boerdonk.
                Pe. Geraldo era holandês, cheio de virtudes tais como: A simplicidade, a mortificação, a pobreza, a generosidade, espírito de caridade, e homem de profunda oração e zelo pelas missões. Nasceu em 1850 e faleceu em 1923. Ele  era escritor e redigia um jornal chamado o mensageiro de Santo Antonio, com o objetivo de providenciar para as famílias uma leitura religiosa e de grande utilidade, pois assim podia realizar seu zelo incansável pelas as almas. Ele dizia:
“Quando, aos domingos estou no púlpito prego para umas trezentas pessoas, mas quando prego através do mensageiro de Santo Antonio, dirijo a palavra a milhares.”
                Ele sempre insistia em orar pelas missões. Outro objetivo do mensageiro de Santo Antonio era angariar fundos para as missões. (mais tarde para a Congregação) Ele se entregava totalmente as missões, mas isso não era o bastante. Ele estimulava as pessoas às missões e deu-lhes oportunidade fundando a Congregação das irmãs Missionárias Franciscanas de Santo Antonio.
               
                Pe. Geraldo tinha o sonho de fundar duas Congregações missionárias, uma para homens, e outra para mulheres, porque ele mesmo tinha partido para a África com o desejo de ser missionário, e não deu certo por questões de adaptação em outro País. Então ele voltou e fundou as duas Congregações, a primeira não deu certo, e a segunda foram oito anos de luta para conseguir aprovação.
                A Congregação é Missionária porque partiu para outros Países e faz missão onde se encontra, é Franciscana porque vive o carisma franciscano, de Santo Antonio porque era Santo de devoção do fundador, e no inicio sobrevivia com a renda do jornal o mensageiro de Santo Antonio. A espiritualidade consiste na vivência do espírito franciscano, com a proteção de Santo Antonio.
                No entanto Pe. Geraldo não teve a alegria de ver as futuras irmãs irem para as missões, isso só aconteceu no ano seguinte ao seu falecimento. Assim irmã Antonia, a primeira irmã da Congregação deu continuidade a mesma. Nos anos posteriores as irmãs partiram para a África, Noruega, Aruba, Indonésia e Brasil.
A Congregação tem 101 anos de existência, e 53 anos no Brasil, a formação de moças brasileiras deu-se inicio em 1980, em Palmeira dos Índios - AL. Hoje temos casas na Paraíba,  Alagoas e Pernambuco,






                  

Um comentário: