terça-feira, 25 de julho de 2023

Dia internacional da Agricultura Familiar!

 


«Louvado sejas, meu Senhor, pela nossa irmã, a mãe terra, que nos sustenta e governa e produz diversos frutos com coloridas flores e ervas.”

 Dia 25 de julho é o dia mundial, dedicado a agricultura familiar. Falar de agricultura familiar é falar da grandeza de homens e mulheres que cultivam a terra de maneira sustentável, produzindo alimentos básicos e saudáveis, para as nossas mesas. São pessoas, que tem a árdua missão de defender os ecossistemas, de melhorar a rede de produção sustentável, sem o uso de agrotóxicos e de todo o insumo que venha prejudicar e enfraquecer a nossa “mãe terra”. Na agricultura familiar, podemos encontrar alimentos saudáveis, produzido organicamente, e um manejo ecológico da terra.

 A data foi criada em 2014 pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) para mostrar os desafios enfrentados pelos pequenos agricultores para produzir os alimentos saudáveis garantir uma cadeia produtiva sustentável e no Brasil.

 Na agricultura familiar, nutre-se uma visão não utilitarista da “mãe terra”. Cresce a cada dia a consciência de como é importante à preservação do meio ambiente. Um poli cultivo, o evitar as queimadas, o combate à desertificação, cultivo das matas e florestas, evitar o uso de agrotóxicos, cuidar dos rios, das nascentes, são atitudes de carinho de respeito e reverencia, com aquela que nos sustenta, nos alimenta e nos irmana.

 A agricultura familiar, ajuda na geração de renda e emprego na área rural, garantindo o sustento da família. A maior parte da mão de obra é da própria família e estão inseridos nesse sistema os pequenos/as produtores/as rurais, que trabalham a diversificação do cultivo, de maneira orgânica e ecológica.

Olhando para São Francisco de Assis, encontramos alguns conselhos de como devemos nos relacionar com a “mãe terra”, cuidar do nosso planeta, da “casa comum”. Em segundo Celano 165,encontramos algumas recomendações bastantes significativas para os tempos atuais:  

“ - aos irmãos que cortava a lenha para o fogo, que nunca derrubasse toda a árvore, mas que cortasse tais árvores de forma a sempre deixar íntegra alguma parte dela..

- ao hortelão, manda deixar sem cavar a faixa da terra ao redor da horta, que para que, a seu tempo, o verdor das ervas e a beleza das flores apregoem..

- “manda traçar um canteiro na horta, para as ervas aromáticas e que produzem flores...”

Louvor a Deus Criador, pela importância da agricultura familiar e por cada homem e cada mulher que mantem um novo jeito de cultivar a terra, garantindo a sustentabilidade alimentar e alimentos saudáveis. Vamos procurar levar alimentos orgânicos as nossas mesas, cultivados de maneira orgânica e ecológica. 


Não leve veneno pra a mesa sim alimento.

Cuide da sua saúde e da sua família

Ajude a revigorar a “mãe terra”

No combate a desertificação

.

 Texto produzido por : Irmã Lurdes Santana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário