domingo, 28 de janeiro de 2024

Retiro das Irmãs Missionárias Franciscanas de Santo Antônio

 




Ocorreu nos dias 04 a 08 de janeiro de 2024 no Mosteiro de São Bento em Garanhuns – PE. Tivemos como pregador o Frei Genivaldo Viana Silva (Ofm Cap).

“Temos a necessidade de silenciar, embora, esta realidade esteja cada dia mais distante de nós, pois estamos imersos no barulho. Se até algum tempo atrás o barulho era sonoro, hoje ele é psicológico. Mesmo quando não estamos ouvindo os sons externos, nossa mente se ocupa com outros afazeres e nossa consciência não consegue aquietar-se.”

O retiro ocorreu num clima de silêncio, oração pessoal e comunitária que nos deu oportunidade de revermos a nossa vocação que requer despojamento e decisão.   Refletimos sobre Santa Clara como espelho que deixou a sua vida se refletir em Jesus Cristo Pobre, Humilde e Crucificado por amor, e se enfeitou interior e exteriormente com suas virtudes.  

“A Vida Consagrada é chamada a ser sinal da possibilidade de relações humanas, acolhedoras, transparentes e sinceras(...) a vida Consagrada, nas suas múltiplas formas de fraternidade, é plasmada pelo espírito santo, porque "Onde está a comunidade, aí está o Espírito de Deus, e onde está o Espírito de Deus, aí está a comunidade e toda a graça." ( Palavra do Papa Francisco aos Consagrados/as em 02 de fevereiro de 2023).


Celebração final do retiro

Irmãs Junioristas: Luana, Érica e Danieli


Autoria:Irmã Edineuza de Oliveira Araújo 


ASSEMBLEIA DAS IRMÃS MISSIONÁRIAS FRANCISCANAS DE SANTO ANTÔNIO




  A Congregação das IrmãsMissionáriasFranciscanas de Santo Antônio aqui no Brasil realiza a sua assembleia anual no mês de janeiro, e esse ano nos reunimos nos dias 09 e 10 para estudos e reflexão de nossa vida enquanto Instituição Religiosa.

Refletimos sobre o tema Vocação como graça e missão na ótica de Santa Clara sob a assessoria de Irmã Maria Flávia de Brito que nos ajudou a entrar em um clima orante e reflexivo em relação a nossa vocação como graça e dom, sobre a dimensão da vida fraterna e missionária.

Alimentadas pela Palavra de Deus e pelas Fontes Franciscanas que são o combustível da nossa Vida Consagrada, aprofundamos o sentido da nossa vocação revivendo o nosso chamado como descoberta do primeiro amor na busca de retomar sempre o caminho.

Santa Clara fez adesão a Jesus crucificado na pessoa do pobre, assim como São Francisco viu Jesus no leproso. Ambos se colocavam em atitude vigilante diante das necessidades do mundo, e na prática da oração, do silêncio, da contemplação e preenchidos pela Eucaristia superaram as dificuldades no seguimento a Jesus.

Que nós, Irmãs Franciscanas, caminhemos ser” perder de vista o nosso ponto de partida” 


  Autoria:Irmã Edineuza de Oliveira Araújo .